16 de julho de 2011 as 1:30

Campanha “Direção Defensiva” ajuda a reduzir acidentes de trajeto

Palestra de Carlos Otto Fernandes contou com exibição de vídeos

Para evitar a ocorrência de acidentes de trajeto com motos e carros envolvendo colaboradores do Hospital do Subúrbio (HS), a unidade hospitalar, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realiza a campanha “Direção Defensiva”. O objetivo é difundir práticas seguras no trânsito e, assim, reduzir o índice de acidentes do gênero que atingem profissionais do hospital.
No mês de junho, cinco casos foram registrados contra três no período de janeiro a maio deste ano. Em fevereiro e maio não houve nenhuma ocorrência, enquanto os meses de janeiro, março e abril contabilizaram um acidente, cada. Os motivos do aumento no número de acidentes de trajeto, segundo a equipe do Sesmt, vão desde o início da época de chuvas até os excessos de velocidade cometidos na estrada quando livre dos constantes congestionamentos da cidade.
Segundo a engenheira de Segurança do HS, Valeschka Bacelar, a campanha tem alcançado sua finalidade. Desde a sua implantação, no final de junho, até a primeira quinzena de julho, o hospital apresentou índice zero de acidentes de trajeto. “A campanha tem sido efetiva”, diz.
Dentre as dicas de segurança no trânsito reforçadas pela campanha estão a necessidade de revisões periódicas no carro, manter distância razoável dos veículos que estão à frente e reduzir a velocidade ao dirigir na chuva, já que nos primeiros minutos a pista fica escorregadia e sob forte chuva há o perigo de aquaplanagem. As orientações para motoristas e pedestres estão dispostas em displays no refeitório e em material educativo sobre o tema entregue a lideranças de setores do hospital. A intenção é que os coordenadores das unidades repassem as informações às suas equipes, contribuindo para conscientizá-las sobre a importância de comportar-se de forma adequada no trânsito, valorizando a própria vida e a de outras pessoas. Por meio de diálogos diários de segurança (DDS) em setores do HS, a equipe do Sesmt também contribui para esse processo de educação dos colaboradores.
A campanha “Direção Defensiva” ainda destaca diferentes situações, como em caso de neblina, quando o nível dos faróis deve permanecer baixo. Os riscos da ingestão de remédios que causam sonolência, indisposição e perda de reflexos, além da perigosa combinação de bebidas alcoólicas e direção, são igualmente abordados. Para os pedestres, valem as regras de “ver e ser visto”: a pessoa deve ver todos os carros que vêm em sua direção e ter a certeza de que é vista pelos motoristas.
Ainda como parte das atividades programadas para o mês de julho, relacionadas ao tema, profissionais do HS participaram da palestra ministrada pelo especialista no assunto, Carlos Otto Fernandes, no dia 1º, na sala de treinamento. A apresentação contou com exibição de vídeos e projeção de material com orientações e ampla informação sobre o assunto.
A campanha prossegue por mais uma semana, quando será substituída por outra em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho. Até lá, os colaboradores do HS poderão adotar medidas mais cautelosas no trânsito e adequadas para cada situação, e rever seus comportamentos ao volante ou ao se deslocarem a pé pelas ruas da cidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>