Histórico

O Hospital do Subúrbio (HS) é um hospital geral, público de gestão privada, com perfil de urgência e emergência para pacientes adultos e pediátricos. Está localizado no Subúrbio Ferroviário do município de Salvador (Bahia), em uma área de atração que abrange cerca de um milhão de pessoas.

Inaugurado em 13 de setembro de 2010, iniciou suas atividades em 14 de setembro do mesmo ano, devidamente estruturado para atender a pacientes portadores de patologias de média e alta complexidade. A sua instalação pôs fim a um jejum de 20 anos em que não se via a criação de um novo hospital público de urgência e emergência na Região Metropolitana de Salvador.

Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o HS tem sua gestão, operação e aparelhamento sob o comando da empresa Prodal Saúde S.A, vencedora da licitação para concessão administrativa, na modalidade de concorrência, através de leilão. Com duração de 10 anos, a concessão pode ser prorrogada por prazo igual ou inferior, havendo, ao final, a reversão ao Governo do Estado da Bahia de todos os bens que integram a estrutura do hospital.

Em sua fase inicial de implantação, o HS exerceu suas atividades com 50% da sua capacidade instalada. A partir de 14 de março de 2011, quando completou 180 dias de funcionamento, o Hospital do Subúrbio deu início ao seu processo de operação plena, com a utilização de 100% da sua capacidade instalada. Ao todo, são 268 leitos, sendo 208 leitos de enfermarias distribuídos em 64 de internação pediátrica e 144 de internação para adultos. Na terapia intensiva são disponibilizados dez leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos, sendo 30 de UTI e 20 leitos de terapia semi-intensiva. O hospital também conta com 30 leitos de internação domiciliar.

A unidade conta com uma equipe de 1.211 funcionários, dentre 177 enfermeiros, 420 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Ainda, conta com 304 médicos das mais diversas especialidades e 48 fisioterapeutas, assistindo pacientes nas unidades intensivas e enfermarias.

Além disso, o HS apresenta um moderno parque de medicina diagnóstica com bioimagem (radiologia digital, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, ressonância magnética) e laboratório de análises clínicas. Também possui um Centro Cirúrgico com excelentes instalações, e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos. Baseado em um modelo assistencial que concilia qualidade e conforto, o HS possui uma estrutura de acomodação adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários, assistidos por uma equipe multidisciplinar.

A operação e gestão do Hospital do Subúrbio pela concessionária Prodal Saúde incluem, nos termos do edital de licitação, a prestação gratuita e universal dos serviços de atenção à saúde aos clientes, no âmbito do SUS; a aquisição, gestão e logística de suprimentos farmacêuticos e hospitalares; a aquisição, operação, manutenção e reposição de mobiliários e equipamentos médico-hospitalares; a contratação e gestão de profissionais; a oferta e gestão dos serviços de alimentação, higienização e segurança privada da unidade hospitalar, bem como o manejo e destinação dos resíduos hospitalares. À concessionária também cabe desenvolver, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), programas e ações de saúde para prevenção e controle de enfermidades, dentre outras atividades para o funcionamento completo e exemplar do HS.

 

Os documentos relativos à concessão administrativa para gestão e operação do Hospital do Subúrbio, como edital e contrato, projeto de PPP, textos técnicos, avisos e atas, e demais documentos levados a consulta pública podem ser acessados clicando aqui.

Os comentários estão encerrados.